Notícias

» » Artigo: Conectividade Ajuda Na Manutenção Utilizando Rede 3g

04/09/2019

Artigo: Conectividade ajuda na manutenção utilizando rede 3G

Bruno Albuquerque

Key Account Executive

 

A importância dos dados aumentou drasticamente, e seu gerenciamento e confiabilidade tornaram-se a principal preocupação na maioria das empresas. Isso é compreensível, uma vez que a maioria das decisões  deve ser baseada em dados, que por sua vez, devem ser seguros, de fácil acesso e exibidos de forma amigável, para que a ação possa ser executada sem hesitação.

 

A indústria vem ganhando produtividade com os avanços nos sistemas de aquisição de dados e comunicação, permitindo controle e monitoramento remoto, assim facilitando manutenções preditivas baseadas em dados.

 

LogBox Connect

 

A NOVUS lançou uma nova linha de data loggers – a família LogBox Connect. São produtos que proporcionam conectividade sem fio para dispositivos e sinais de campo ao mesmo tempo em que oferecem funcionalidades de alarme e fácil integração com sistemas de nuvem.

 

O LogBox Connect está disponível nas versões 3G, WiFi e Bluetooth, e atende as necessidades de conectividade e aquisição de dados em qualquer aplicação. Neste artigo, veremos um estudo de caso utilizando o LogBox 3G e explicaremos suas vantagens e usos dentro de diferentes indústrias.

 

Estudo de Caso – Controle remoto de estação de bombeamento

 

Vamos imaginar o seguinte cenário: uma companhia tem três plantas em cidades próximas, e em cada uma dessas plantas há uma estação de bombeamento que precisa ser monitorada e controlada. As variáveis importantes são: nível de água no tanque, vazão e status da bomba (em funcionamento ou desligada). Não existe conexão de internet a cabo nessas plantas e eles estão muito longe uma da outra.

 

As bombas precisam ser monitoradas tanto do escritório quanto pelo celular dos engenheiros de manutenção. Eventualmente, estes engenheiros precisarão ligar ou desligar as bombas através dos seus celulares. É desejável que as três plantas possam ser controlados a partir de um sistema de monitoramento baseado na web, exibindo alarmes e variáveis importantes.

 

Proposta de Valor

 

A solução oferecida integraria um LogBox 3G em cada planta para proporcionar conectividade e controle das bombas, enquanto a plataforma NOVUS Cloud exibiria os dados importantes, de forma amigável para o usuário.

 

Os sensores de fluxo, nível e status são conectados diretamente ao LogBox através de suas entradas analógicas e digitais incorporadas. A saída digital está conectada a uma contatora que pode ligar ou desligar a bomba de água.

 

O LogBox 3G requer um cartão SIM para se conectar à Internet e enviar alarmes por SMS. Ele registrará os dados localmente e enviará esses dados para o sistema NOVUS Cloud periodicamente. Caso a conexão com a Internet seja perdida, o dispositivo manterá os dados em sua memória interna até que a conexão retorne.

 

Os alarmes por SMS são enviados para a equipe de manutenção, caso o nível esteja muito baixo ou muito alto. Também haverá alarme SMS se o fluxo de água não estiver de acordo com o especificado. Caso ocorra qualquer situação alarmante, a equipe de manutenção pode ligar ou desligar a estação de bombeamento por meio do comando SMS enquanto dirigem-se ao local para realizar a manutenção.

 

O portal NOVUS Cloud pode ser usado para acessar dados históricos, exibir variáveis de todos os locais ou configurar os dispositivos atribuídos. É um ambiente seguro para armazenar seus dados, protegido por senha e com hierarquia de usuário definida. E o mais importante, pode ser acessado de qualquer lugar!

 

O portal NOVUS Cloud é gratuito para usuários do LogBox Connect. Além disso, o LogBox 3G pode ser facilmente configurado usando um PC através de USB. Não há necessidade de cabos ou software caros - tudo é gratuito e está disponível para download no site da NOVUS.

 

 

Produtos Relacionados

Compartilhar:

Mais notícias

NOVUS apresentará palestra sobre LoRaWAN em encontro da ISA SP

14/10/2019

IV Encontro Técnico ISA SP ocorre no dia 6 de novembro em Barueri. O evento abordará temas atuais de automação para redes e distribuição de energia.

NOVUS esteve em todas as edições da Mercopar

04/10/2019

NOVUS participou das 28 edições da tradicional feira em Caxias do Sul, mas na edição de 2019, mudou o formato e esteve junto da Jornada 4.0 do evento, espaço dedicado à inovação.

Monitoramento de temperatura e umidade com produtos da NOVUS ajuda a preservar o patrimônio artístico gaúcho

23/09/2019

A conservação de documentos históricos e obras de arte é uma das formas mais ricas de preservação cultural. Entretanto, pinturas devem ser protegidas principalmente de umidade, que pode danificar obras centenárias. Duas pinacotecas da Prefeitura de Porto Alegre contam com soluções da NOVUS para garantir que seus acervos permaneçam intactos.

Garantindo a integridade dos produtos em um banco de sangue

12/09/2019

Bancos de sangue possuem muitos cuidados com a temperatura de armazenamento dos seus hemoderivados,afinal, qualquer alteração pode estragar os produtos. Para estar seguro de que os dispositivos usados no controle e registro de temperatura nesses espaços estão funcionando corretamente, é importante fazer a calibração periódica com uma empresa confiável.

NOVUS levará palestra sobre Indústria 4.0 para a Mercopar 2019

11/09/2019

Evento ocorre entre os dias 1º e 3 de outubro em Caxias do Sul. A NOVUS estará no stand J01 (pavilhão 1) e a palestra "Aquisição de dados de máquinas e processos, a base para a Indústria 4.0" ocorre em dois momentos: dia 01/10 às 14h40 e dia 03/10 às 17h20.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: