Notícias

» » Artigo: Arduino Na Indústria, Será Que Essa Moda Pega?

29/05/2019

Artigo: Arduino na indústria, será que essa moda pega?

Fernanda Schmidt

Especialista de Produto

 

A indústria – independente do segmento – busca cada vez mais eficiência e qualidade. Os equipamentos de automação industrial contribuem com isso, trazendo novas tecnologias, dispositivos conectados, inteligentes e acessíveis. Entretanto, um dos equipamentos mais inteligentes da área industrial e que é atualmente uma solução para diversos problemas de automação, o CLP – Controlador Lógico Programável, ao invés de ser intuitivo e simples de utilizar, exige uma programação em linguagem LADDER, que é uma linguagem que poucas pessoas dominam e essa escassez de profissionais habilitados acaba inibindo o mercado de pequenas e médias automações.

 

E se existisse uma forma de programar sistemas complexos de forma mais fácil e intuitiva?

 

Este tipo de programação já existe e ela se chama Arduino. O Arduino é uma plataforma open source que foi criada com o objetivo de ser barata, funcional e fácil de programar, atingindo dessa forma públicos como estudantes e projetistas amadores. A facilidade de programação se comprova, por exemplo, pelo número de códigos criados todos os dias com base nessa plataforma. Um dos criadores da plataforma, Massimo Banzi, no vídeo de seu TED Talks, fala sobre a dificuldade de criar algo que até uma criança possa programar e aponta que a comunidade - pessoas no mundo todo que desenvolvem os códigos - é uma das grandes responsáveis pelo sucesso do Arduino no mundo. O GitHub por exemplo, é visto como o grande concentrador de códigos dessa comunidade.

 

A empresa se apresenta como: “GitHub is how people build software”, em tradução livre: GitHub é como as pessoas criam software. Mais de 36 milhões de usuários participam dessa comunidade e aprendem, compartilham e trabalham juntos para geração de códigos. Segundo um dado buscado na ferramenta de pesquisa do próprio GitHub, desde a criação da plataforma (outubro de 2007), mais de 426 mil commits de código para Arduino foram realizados.

 

Mas se Arduino é coisa de criança, qualquer um pode programar?

 

Sim, essa é a ideia! Tornar a engenharia acessível deveria ser visto como um ganho para a área, pois o nível básico de entendimento cresce como um todo. Ingressar em um curso técnico ou em um curso de engenharia já sabendo o básico abre espaço para a criação de projetos e tecnologias muito mais complexas. E é pensando assim que muitas escolas já adotaram o Arduino, inclusive, no currículo do Ensino Fundamental.

 

 

Na escola tudo bem, mas e na indústria? O hardware é robusto para isso?

 

Realmente, o mercado maker se preocupa muito mais em fazer coisas diferentes, implementar funcionalidades interessantes, do que projetar hardwares com robustez e confiabilidade. Mas e se desse pra unir as duas coisas? Arduino e robustez. Um hardware industrial com certificações internacionais de confiabilidade e programação Arduino? Será que é possível?

 

É possível, acreditem. O módulo de I/O programável por Arduino, DigiRail NXprog, é um grande exemplo disso. Ele foi projetado para simplificar e modernizar a linguagem de programação industrial. Além das facilidades do mundo Arduino, o hardware é robusto e possui todas as certificações internacionais necessárias para dar confiabilidade aos processos industriais mais complexos. Para conhecer mais sobre esse produto, clique aqui!

 

Fontes:

https://www.filipeflop.com/blog/o-que-e-arduino/

https://www.ted.com/talks/massimo_banzi_how_arduino_is_open_sourcing_imagination/transcript#t-927117

https://link.estadao.com.br/noticias/geral,escolas-e-clubes-ensinam-criancas-a-programar,10000031963

https://github.com/about

Mais notícias

NOVUS apresenta na FIEE lançamentos com destaque em conectividade

18/06/2019

De 23 a 26 de julho, a NOVUS apresenta na feira seus principais lançamentos de 2019 voltados para a indústria 4.0 e alinhados com tendências mundiais na automação industrial.

Artigo: Fatos e mitos sobre Sistemas em Nuvem

17/06/2019

As tecnologias de computação em nuvem já são uma realidade consolidada no mercado. Entretanto, muitas pessoas ainda impõem diversos obstáculos para incorporar a nuvem em processos dentro da sua empresa, embora a utilizem no seu cotidiano. O objetivo deste artigo é elucidar fatos e mitos em relação a essa tecnologia e facilitar a decisão entre implantar ou não sistemas de supervisão em nuvem na sua empresa.

Novos CLPs alinham eficiência, design e competitividade

11/06/2019

Tanto o X2 quanto o X5 possuem IHM e I/O integrados, ampla conectividade e perfis slim. Conheça os detalhes dos produtos e descubra qual é o mais adequado para as necessidades de sua aplicação.

NOVUS lança software validável para configuração e coleta de dados

07/06/2019

O NXperience Trust atende aos requisitos técnicos da ANVISA e FDA 21 CFR Parte 11 para validação de sistemas computadorizados, sendo um software confiável para quem precisa monitorar variáveis e busca um sistema simples e intuitivo, com recursos para análise e visualização dos dados, autenticação de usuários e segurança da informação.

Artigo: IoT - sensores que facilitam a vida

02/05/2019

A Internet das Coisas já é uma realidade e está presente em situações corriqueiras do cotidiano, graças a presença de diversos tipos de sensores. Neste artigo, escrito pelo assistente de suporte da NOVUS Leonardo Cabral, são listados alguns exemplos de como a tecnologia facilita a vida dos usuários e nem mesmo percebemos.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: