Notícias

Home » Notícias » Case: Indústria Farmacêutica Utiliza Gateway Inteligente em Aplicação Com Monitoramento Wireless

20/11/2018

Case: Indústria farmacêutica utiliza gateway inteligente em aplicação com monitoramento wireless


Durante muitos anos, o registro de valores importantes na indústria farmacêutica foi feito manualmente, estando sujeito a erros humanos. Em 2014, uma empresa do ramo procurou a NOVUS em busca de uma solução capaz de tornar o monitoramento climático mais eficiente, seguro e confiável.

Durante muitos anos, o registro de variáveis importantes na indústria farmacêutica, tais como o monitoramento climático de áreas de armazenamento, foi feito manualmente, estando sujeito a erros humanos.

Com o avanço das boas práticas e o surgimento de regulamentação farmacêutica rigorosa, houve um crescimento no desenvolvimento e fabricação de dispositivos capazes de medir e registrar a maioria das variáveis em ambientes diversos.

 

Em 2014, uma empresa do ramo farmacêutico com duas unidades fabris no Brasil, procurou a NOVUS para uma solução capaz de tornar o monitoramento climático mais eficiente, seguro e confiável. Até aquele momento, eles utilizavam termo higrômetros espalhados nas áreas a ser monitoradas, o que exigia a disponibilidade de colaboradores em diferentes turnos para a execução da tarefa de registrar a temperatura em determinada hora e local. Isso acabava por atrasar a tomada de ação em qualquer ocorrência fora do normal, como por exemplo, uma excursão de temperatura fora dos limites especificados. Além disso, o método não oferecia registros suficientes para análise e tomada de decisões que trouxessem melhorias ao processo.

 

A solução oferecida pela NOVUS constava numa solução de monitoramento sem fio, composta por sensores de temperatura e umidade wireless - RHT Air – dispositivo preciso, compacto e calibrável, que por não precisar de cabos, torna-se uma opção econômica e flexível; um registrador de dados FieldLogger, que garante a disponibilidade e segurança de dados em situação de contingência;  e o software de supervisão SCADA SuperView, um programa simples de operar e utilizar. Além disso, atende aos requisitos da ANVISA e FDA nos quesitos controle de acesso, integridade de dados, rastreabilidade, registro e assinatura eletrônica.

 

O ponto chave para implementação desta solução era o desafio frente à amplitude e segmentação das instalações da empresa farmacêutica. Para que esse desafio fosse vencido surgiu a necessidade de um gateway de comunicação que, assim como os demais dispositivos, fosse seguro e robusto, e permitisse comunicação sem fio, evitando mudanças na infraestrutura do cliente.

 

Para este caso, o dispositivo escolhido foi o AirGate Modbus, gateway inteligente e robusto com comunicação com alcance de até mil metros. O AirGate Modbus opera através do protocolo NOVUS-Air (IEEE 802.15.4), rede wireless industrial própria, tornando-se totalmente independente da infraestrutura de TI do cliente. Sua comunicação possui segurança no tráfego de dados, garantida pela criptografia de 128 bits, e é inteligente, pois utiliza faixas de frequência disponíveis de menor interferência, oferecendo estabilidade e confiabilidade no link de comunicação.

 

Desde que desenvolveu este know-how, a NOVUS vem oferecendo soluções para a modernização de plantas farmacêuticas em todo o país, aliando dispositivos de alta tecnologia e serviço qualificado.

Compartilhar:

Mais notícias

20/03/2024

Dispositivos conectados em Hannover

Use o código para entrada gratuita

20/02/2024

Dos nossos especialistas para o mundo

Desenvolva suas habilidades com a equipe técnica da NOVUS

30/01/2024

Tecnologia para o setor de energia na Distributech 2024, nos Estados Unidos

A NOVUS Automation é um participante importante da Distributech 2024.

21/12/2023

A NOVUS é investidora estratégica da Sensify

A NOVUS tem o orgulho de anunciar que investiu na startup Sensify, que acaba de fechar rodada de captação de recursos com investidores estratégicos.

14/11/2023

Programe-se: prazos para 2023 e férias coletivas da NOVUS

Veja as datas limite para pedidos e período de férias

Assine nossa newsletter
Fique por dentro do acontece na NOVUS!