Notícias

Home » Notícias » Case de Sucesso: Instituição Financeira Utiliza Soluções da Novus Para Diminuir a Circulação de Pessoas em Seus Data Centers

23/08/2019

Case de Sucesso: Instituição financeira utiliza soluções da NOVUS para diminuir a circulação de pessoas em seus data centers


96% das movimentações financeiras são eletrônicas e geram registros, que ficam armazenados em grandes data centers. Por serem informações sensíveis para a segurança de clientes, a circulação de pessoas nestes locais deve ser a mínima possível. Desde 2014, um banco brasileiro utiliza uma solução NOVUS para este fim, formada por gateways wireless AirGate Modbus, transmissores de umidade e temperatura RHT-Air e registradores de dados FieldLogger, com excelentes resultados.

Todos os dias, bancos, seguradoras, casas de câmbio e outras instituições financeiras movimentam milhões em transações, sendo que nos dias atuais 96% das movimentações financeiras são efetuadas eletronicamente, e estas geram registros importantes para a segurança dos clientes e da própria instituição. No Brasil, o Banco Central possui regulamentação específica sobre digitalização e armazenamento de documentação relativos às operações bancárias, dada a importância de manter os dados seguros, íntegros, sigilosos. Ou seja, é imprescindível que haja o menor número de acesso físico possível dentro do data hall de operações.

 

Desde 2014, um banco de atuação nacional possui soluções da NOVUS para garantir maior segurança nos data centers onde estas operações eletrônicas são executadas.

 

Para diminuir ao mínimo possível a movimentação humana dentro de seus dois centros de dados, que têm aproximadamente 1500m² cada e servidores e robôs que custam em torno de R$ 30 milhões, a instituição financeira utiliza o AirGate Modbus e o RHT-Air atuando no monitoramento de temperatura do local. Por concentrar muitos equipamentos eletrônicos, a medição de temperatura em pontos críticos de data centers é muito importante para evitar aquecimentos ou excursões de temperatura que resultem em indisponibilidade dos mesmos. Além dos dois aparelhos que fazem o monitoramento com comunicação wireless, é utilizado o FieldLogger na aquisição de dados, que são tratados e supervisionados através de um software de supervisão e controle de processos industriais – SCADA.

 

O banco apresentou três desafios que deviam ser contemplados no projeto. Em primeiro lugar, a impossibilidade da criação de uma nova infraestrutura para a comunicação dos sensores. O uso do RHT-Air com o AirGate Modbus se mostrou uma solução perfeita. O transmissor de temperatura e umidade RHT-Air é totalmente sem fio e funciona a longas distâncias, permitindo a configuração e leitura dos parâmetros, através de rede wireless, em até 1km. Como não precisa de cabos e fios, a instalação do produto é simples, e em uma eventual necessidade de ampliar a rede de telemetria, bastará fixar um novo sensor onde for preciso e configura-lo à distância. O RHT-Air opera em uma rede de wireless própria, sem necessidade de utilizar a estrutura de TI da empresa, permitindo operação stand alone.

 

A solução apresentada para controlar a temperatura nos data centers deveria ser compatível com automação de mercado, não podendo ser executada com protocolos proprietários e não expansíveis. O AirGate, gateway desenvolvido especialmente para criar redes de sensores sem fios, pode ser utilizado como extensor de rede RS485 Modbus, e oferece flexibilidade e escalabilidade para as diversas redes pertencentes a uma mesma instalação. A segurança no tráfego de dados está garantida pela criptografia de 128 bits. Utiliza faixas de frequência disponíveis de menor interferência, oferecendo estabilidade e confiabilidade no link de comunicação.

 

Finalmente, o cliente exigia uma solução turn key, ou seja, a NOVUS, através do setor de Engenharia de Aplicação deveria desenvolver toda a estrutura da solução, desde seu planejamento, passando pelo desenvolvimento e chegando até a  entrega final. O projeto em modelo turn key apresentado contou ainda com assistência e garantia por 12 meses. 

 

Foram aproximadamente quatro meses de trabalho até o funcionamento da solução, que além de cumprir com o objetivo principal do banco, isto é, diminuir a quantidade de  acessos ao data center para medições de temperatura e umidade dos corredores, e com isso, aumentar a segurança das transações e  dos dados gerados, ainda trouxe outras vantagens para o banco: com um sistema de medição por sensores, os registros são mais confiáveis e é possível realizar estudos detalhados, por meio dos relatórios gravados. Também foi possível integrar os sensores com a automação do sistema de HVAC da instituição financeira, gerando economia e respostas rápidas em casos de excursões de temperatura.

Compartilhar:

Mais notícias

20/03/2024

Dispositivos conectados em Hannover

Use o código para entrada gratuita

20/02/2024

Dos nossos especialistas para o mundo

Desenvolva suas habilidades com a equipe técnica da NOVUS

30/01/2024

Tecnologia para o setor de energia na Distributech 2024, nos Estados Unidos

A NOVUS Automation é um participante importante da Distributech 2024.

21/12/2023

A NOVUS é investidora estratégica da Sensify

A NOVUS tem o orgulho de anunciar que investiu na startup Sensify, que acaba de fechar rodada de captação de recursos com investidores estratégicos.

14/11/2023

Programe-se: prazos para 2023 e férias coletivas da NOVUS

Veja as datas limite para pedidos e período de férias

Assine nossa newsletter
Fique por dentro do acontece na NOVUS!