Notícias

» » Case: Com A Modenização De Fornos, Empresa De Revestimentos Cerâmicos Diminui O Consumo De Gás Em Quase 50%

05/04/2019

Case: Com a modenização de fornos, empresa de revestimentos cerâmicos diminui o consumo de gás em quase 50%

O Brasil é o segundo maior produtor e consumidor - e quarto maior exportador - de revestimentos cerâmicos no mundo. Nessa indústria, o gás natural é a principal fonte de geração de energia dos fornos, e também um dos itens que tem maior participação sobre o custo do produto acabado. Uma empresa produtora de revestimentos cerâmicos localizada em São Paulo – estado que concentra 60% do setor – estava em processo de modernização do seu forno principal. Com isso, a empresa pretendia desativar dois fornos menores e reduzir seu consumo de gás, cuja conta estava próxima a R$ 400 mil por mês. Atualizado, o forno maior deveria ser capaz de suprir todos os requisitos de produção da empresa, além de controlar 38 malhas de aquecimento.

 

O controle da alimentação de gás nos queimadores do forno maior era feito por um equipamento que já estava obsoleto e precisava ser atualizado. O N2000S, controlador PID específico para atuação em válvulas servomotorizadas, surgiu como solução ideal para o problema.

 

Era necessário também um dispositivo para conectar os controladores com o software supervisório. Para esta finalidade, a opção escolhida foi o DigiGate, que age como um gateway para a interconexão entre uma rede Profibus e uma rede Modbus RTU.  A escolha do DigiGate permitiu que os controladores N2000S se comunicassem com um sistema de supervisão e aquisição de dados através do protocolo PROFIBUS-DP,  indicando o estado de funcionamento de cada controlador, além de registrar as informações da aplicação em um servidor de dados.

 

 

 

Com a modernização do forno principal, se tornou possível à empresa fabricar mais de um tipo de revestimento cerâmico na mesma linha, baixando custos de produção.  Com a desativação dos dois fornos menores, ainda, o consumo de gás caiu pela metade. O consultor de vendas da NOVUS envolvido na negociação com a empresa de revestimentos, Gabriel Dallacqua, ressalta que a reformulação de processos é uma necessidade das empresas, principalmente em tempos de crise. Para tanto, destaca o consultor, elas optam por integradores de sistema que passam confiança e segurança, além de oferecerem soluções de qualidade. Todas essas características, somadas ao oferecimento de produtos exclusivos para o segmento, foram os diferenciais que fizeram com que a empresa adotasse a solução da NOVUS e tenha alcançado a modernização do seu forno principal e consequente economia desejada.

 

 

Produtos Relacionados

Compartilhar:

Mais notícias

Controle PID: rompendo a barreira do tempo

20/11/2019

A indústria vem utilizando controladores há anos. Em 1911 foi criado o primeiro controle PID (Proporcional - Integral - Derivativo), que continua sendo muito utilizado na automação. Neste artigo, vamos apresentar a teoria e equação por trás de cada ação do controlador para entender seu funcionamento.

Atenção às datas de final de ano da NOVUS

06/11/2019

A empresa estará em férias coletivas entre os dias 24/12/19 e 09/01/20. Confira os prazos e garanta sua entrega ainda neste ano.

Missão comercial leva soluções inovadoras para a indústria paraguaia

16/10/2019

Dos dias 21 a 25 de outubro, missão comercial no país vizinho realizará visitas, treinamentos e apresentação de um roadshow.

NOVUS apresentará palestra sobre LoRaWAN em encontro da ISA SP

14/10/2019

IV Encontro Técnico ISA SP ocorre no dia 6 de novembro em Barueri. O evento abordará temas atuais de automação para redes e distribuição de energia.

NOVUS esteve em todas as edições da Mercopar

04/10/2019

A NOVUS participou das 28 edições da tradicional feira em Caxias do Sul, mas na edição de 2019 mudou o formato e esteve junto da Jornada 4.0 do evento, espaço dedicado à inovação.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: