Notícias

» » Case: Com A Modenização De Fornos, Empresa De Revestimentos Cerâmicos Diminui O Consumo De Gás Em Quase 50%

28/03/2019

Case: Com a modenização de fornos, empresa de revestimentos cerâmicos diminui o consumo de gás em quase 50%

O Brasil é o segundo maior produtor e consumidor - e quarto maior exportador - de revestimentos cerâmicos no mundo. Nessa indústria, o gás natural é a principal fonte de geração de energia dos fornos, e também um dos itens que tem maior participação sobre o custo do produto acabado. Uma empresa produtora de revestimentos cerâmicos localizada em São Paulo – estado que concentra 60% do setor – estava em processo de modernização do seu forno principal. Com isso, a empresa pretendia desativar dois fornos menores e reduzir seu consumo de gás, cuja conta estava próxima a R$ 400 mil por mês. Atualizado, o forno maior deveria ser capaz de suprir todos os requisitos de produção da empresa, além de controlar 38 malhas de aquecimento.

 

O controle da alimentação de gás nos queimadores do forno maior era feito por um equipamento que já estava obsoleto e precisava ser atualizado. O N2000s, controlador PID específico para atuação em válvulas servomotorizadas, surgiu como solução ideal para o problema.

 

Era necessário também um dispositivo para conectar os controladores com o software supervisório. Para esta finalidade, a opção escolhida foi o DigiGate, que age como um gateway para a interconexão entre uma rede Profibus e uma rede Modbus RTU.  A escolha do DigiGate permitiu que os controladores N2000s se comunicassem com um sistema de supervisão e aquisição de dados através do protocolo PROFIBUS-DP,  indicando o estado de funcionamento de cada controlador, além de registrar as informações da aplicação em um servidor de dados.

 

 

 

Com a modernização do forno principal, se tornou possível à empresa fabricar mais de um tipo de revestimento cerâmico na mesma linha, baixando custos de produção.  Com a desativação dos dois fornos menores, ainda, o consumo de gás caiu pela metade. O consultor de vendas da NOVUS envolvido na negociação com a empresa de revestimentos, Gabriel Dallacqua, ressalta que a reformulação de processos é uma necessidade das empresas, principalmente em tempos de crise. Para tanto, destaca o consultor, elas optam por integradores de sistema que passam confiança e segurança, além de oferecerem soluções de qualidade. Todas essas características, somadas ao oferecimento de produtos exclusivos para o segmento, foram os diferenciais que fizeram com que a empresa adotasse a solução da NOVUS e tenha alcançado a modernização do seu forno principal e consequente economia desejada.

 

 

Mais notícias

Vigésima participação em Hannover confirma crescimento na Europa

11/04/2019

“Recebemos distribuidores que nos visitaram porque seus clientes pedem produtos da marca NOVUS. Isso mostra que o nome da empresa já está mais estabelecido e que os clientes têm considerado nossos produtos em seus projetos, entendendo a qualidade do que fabricamos”, contou o diretor de mercado europeu Valério Galeazzi.

Conheça o N1030, o controlador que cabe no seu bolso

04/04/2019

Com apenas 35mm de profundidade, o N1030 alia alto desempenho com uma excelente relação custo x benefício.

Artigo: O protocolo HART

25/03/2019

A comunicação com maquinário e instrumentos para controle e medição é a base da automação industrial. A técnica de comunicação antiga implementada é a do loop de corrente 4 mA a 20 mA. No entanto, um único loop permite apenas uma comunicação unidirecional de um sensor para um atuador. O protocolo HART ™ (Highway Addressable Remote Transducer) foi desenvolvido em meados da década de 1980 para permitir a comunicação bidirecional de informações adicionais - além das variáveis normais do processo - entre dispositivos de campo inteligentes.

Artigo: Aprovação de certificados de calibração e Limites de Erro permissíveis – uma abordagem por processo

27/02/2019

O certificado de calibração garante a confiabilidade dos processos? Sem uma análise mais sistêmica, apenas o certificado não assegura a adequação a um processo de avaliação ou nível de qualidade elevado de um produto. Certifica apenas que seu equipamento foi comparado contra um padrão de referencia. A correta aplicação de técnicas estatísticas e uma análise baseada em normas podem ajudar a tornar a metrologia um gerador de receitas, dando confiabilidade e velocidade ao seu processo evitando perdas de matéria prima e elevando o nível de qualidade percebida pelo seu cliente.

NOVUS participa pela 20ª vez da Hannover Messe

20/02/2019

O evento acontecerá entre os dias 1º e 05 de abril em Hannover, na Alemanha. A NOVUS estará expondo no pavilhão 11, stand D28, e a visitação pode ser feita das 9h às 18h do horário local.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: