Notícias

» » Rdc 197: Conheça Alternativas Econômicas Para Se Adaptar Às Novas Regras

27/03/2018

RDC 197: conheça alternativas econômicas para se adaptar às novas regras

No final de 2017, o Ministério da Saúde publicou a RDC 197, que regulamenta as atividades de vacinação humana no Brasil. O texto estabelece os requisitos mínimos para a prestação de serviço de vacinação humana por parte de postos de saúde, hospitais, clínicas e farmácias. Um dos pontos prioritários da RDC trata dos procedimentos de transporte para preservar a qualidade e a integridade das vacinas. A NOVUS oferece soluções para medição e registro de temperatura que podem ser utilizados no transporte e manutenção de vacinas e fármacos. Confira a entrevista com Everson Pinheiro, especialista da NOVUS no assunto Cadeia do Frio.

 

 

- A variação de temperatura abaixo de 2°C e acima de 8°C pode comprometer a qualidade da vacina em função de suas propriedades. Como é possível realizar o monitoramento nos ambientes onde se armazenam e realizam o serviço de vacinação?

Não é novidade a dificuldade para se garantir as corretas condições de armazenamento das vacinas. É um assunto recorrente e centro de incessantes debates por profissionais da área de saúde.  A boa notícia é que o mercado já oferece soluções completas para o monitoramento da temperatura das vacinas. É desta maneira que podemos assegurar que o produto estará em perfeitas condições de uso para a população.

 

-Como é a utilização destes equipamentos e soluções para monitorar e registrar o controle destas temperaturas ? Eles podem ser facilmente instalados em ambientes que fazem refrigeração, tais como como geladeiras, sem a necessidade de um controle humano periodicamente?

Sim. Estas soluções podem ser instaladas de forma fácil e rápida nas geladeiras e freezers através de suportes magnéticos, possuem alta capacidade de armazenamento e registro de dados e operam com baterias internas, dispensando a necessidade de um controle humano periódico.

 

- É possível construir um sistema de monitoramento contínuo da cadeia do frio dentro de um ambiente de serviço de vacinação com um investimento relativamente baixo?

Sem dúvida. Aqueles que desejam ajustar-se à RDC 197 podem, a partir de um baixo investimento, construir um sistema de monitoramento completo e seguro.  As vacinas devem ser transportadas em caixas térmicas que mantenham as condições de conservação indicadas pelo fabricante. A Seção lll da Resolução, que trata da infraestrutura, preconiza a utilização de equipamentos exclusivos para a guarda e conservação das vacinas, enquanto a Seção IV trata da tecnologia e dos processos empregados. Os registradores de dados devem possuir registro diário continuo da temperatura, indicação de temperaturas máxima e mínima e certificado de calibração.

 

- Nas redes de farmácia e clínicas que possuem mais de uma unidade, é possível monitorar facilmente o controle de temperatura no deslocamento das vacinas, de forma que seja possível manter um estoque único por região e assim realizar uma economia na construção de ambientes adequados em cada ponto de atendimento?

Sim. Uma vez estabelecido o sistema em uma das unidades, a rede pode se valer deste ambiente a fim de concentrar seus estoques. As vacinas devem ser transportadas em caixas térmicas qualificadas, com registradores de dados capazes de armazenar os dados de temperatura durante todo o transporte.

Toda a coleta de dados pode ser realizada de forma rápida e simples localmente, ou compartilhados na plataforma de dados da NOVUS na internet (NOVUS Cloud), a partir de um smartphone com tecnologia NFC.

Mais notícias

Ar Comprimido

18/09/2018

Não é novidade a utilização do ar comprimido na indústria. Apesar de haver referência ao seu uso no Velho Testamento, somente em 1776, em uma fábrica inglesa, foi registrado o uso de um compressor para gerar a surpreendente pressão de 1 bar! Após a Revolução Industrial, passou a ser utilizado na produção em escala e, atualmente, desempenha um papel essencial em praticamente todos os ramos fabris. Além de ser uma opção de energia limpa e renovável, as empresas se beneficiam de seu uso como uma alternativa de redução de custos, já que pode complementar e, em alguns processos, até substituir a utilização da energia elétrica.

LogBox Wi-Fi: lançamento da NOVUS para registro de dados com tecnologia IoT

10/09/2018

O LogBox Wi-Fi possui protocolo MQTT para publicação de dados em servidor ou nuvem da IoT, bem como protocolo ModBusTCP para operar como escravo do SCADA ou host de sistemas de automação.

Qualidade e conforto térmico no metrô

10/09/2018

Londres possui a mais antiga malha metroviária do mundo e, no verão, pode atingir níveis próximos a incrível marca de 50 °C no seu interior: pode-se imaginar o mal-estar causado pela temperatura tão elevada. A antiguidade de suas instalações, que fascina tantas pessoas, também dificulta sua renovação, já que, quando foi concebido, não foram planejados dutos de ventilação para abrigar os modernos sistemas de ar condicionado, utilizados atualmente no controle da temperatura.

Case: Monitorando umidade e temperatura em ambiente farmacêutico com sistema validável

05/09/2018

Saiba como empresa do ramo farmacêutico localizada em Barueri contou com a tecnologia do RHT-Air em um sistema validável.

NOVUS participou da Expo Frío Calor Argentina 2018

30/08/2018

Na Argentina, a NOVUS possui um escritório em Buenos Aires e representantes em diversas áreas do país.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: