Notícias

» » Case: Fabricante De Máquinas Agrícolas Utiliza Clp Para Automatizar Sistema De Alimentação De Peixes

17/04/2018

Case: Fabricante de máquinas agrícolas utiliza CLP para automatizar sistema de alimentação de peixes

Fabricante de maquinário para a agroindústria, a Trevisan, localizada no oeste do Paraná, contou com a tecnologia da NOVUS para desenvolver o FEED, um sistema dosador automático de alimento para peixes, que calcula o volume de ração por sensores posicionados na válvula dosadora, possibilitando maior precisão e consequente economia para o cliente final.

 

Os desafios em automatizar um alimentador mecânico eram muitos: o sistema FEED deveria ser capaz de contar a quantidade de ração, registrar estes valores, exportar os registros de maneira segura e realizar o cadastro da quantidade de ração por açude. Além disso, a interface do programa devia ser amigável e didática, de maneira que qualquer pessoa pudesse utilizar o FEED, e o produto precisava ter tamanho reduzido, para ser operado de cima de um trator, de modo que um controlador lógico programável modular mais uma interface homem-máquina convencional teriam dimensões inadequadas.

 

Coube a NOVUS ajudar na especificação do produto que atendia a todas essas demandas em uma única solução: o CLP com IHM incorporado XL6, um controlador tudo-em-um. Os controladores lógico programáveis permitem uma programação de acordo com a necessidade da aplicação, ou seja, foi possível criar um programa responsável por gerenciar o status e acionamento de outros equipamentos periféricos utilizados para acionamento do alimentador, permitindo assim a contagem da quantidade de ração. Por ser equipado com a função datalogger, o XL6 também permitia registrar os valores de ração descarregada. Como o produto foi pensado para utilização em propriedades rurais onde nem sempre o sinal de wi-fi é o mais adequado, optou-se pela utilização de um cartão de memória ( uma vez que o XL possui um slot para MicroSD), ou então para um pen-drive (através da porta USB-Host ) para a exportação dos registros, que posteriormente podem ser importados na plataforma FEED, um servidor da própria Trevisan. O XL6 possui a função de receita, permitindo a que cada açude recebesse a quantidade de ração desejada.  Finalmente, o controlador tudo-em-um tem uma tela de 5,7” e alimentação 10 a 30Vdc, o que facilita sua instalação em qualquer veículo sem a necessidade de fonte externa.

 

Além do CLP com IHM incorporada, a NOVUS ofereceu um treinamento em XL, o que permitiu que a própria Trevisan conhecesse a ferramenta de programação, se apropriasse da tecnologia e desenvolvesse a lógica no CLP sem a necessidade da contratação de um integrador para isso.

 

Há quatro anos a NOVUS segue fornecendo a mesma solução XL à Trevisan, cujos clientes que adotaram o sistema FEED chegaram a ter uma economia de aproximadamente trinta mil quilos de ração por ano.

Mais notícias

AirGate Modbus: flexibilidade, alto desempenho e conectividade em um único produto

09/10/2018

Desenvolvido especialmente para criar redes de sensores sem fio, o AirGate Modbus pode ser utilizado como um extensor de rede RS485 Modbus, oferece flexibilidade e escalabilidade para as diversas redes pertencentes a uma mesma instalação. O produto destaca-se em diversos aspectos. Um deles é a comunicação sem fio de longo alcance – até 1000m.

Você já ouviu a expressão “feito nas coxas”?

05/10/2018

A explicação mais utilizada para sua origem vem da época da escravatura no Brasil. Os escravos incapacitados de realizar trabalhos pesados eram incumbidos de produzir telhas, moldando a argila em suas coxas. Ora, como cada um tinha um tamanho e formato distinto de coxa, a produção era completamente heterogênea e a montagem do telhado ficava torta, parecendo que tinha sido mal feita, ou “feita nas coxas”!

NOVUS inicia as atividades em Canoas

03/10/2018

No primeiro dia de atividades na nova matriz, funcionários foram recepcionados com balões e café da manhã.

A evolução das salas limpas e o que isso mudou na sua vida

27/09/2018

Você já pensou em passar por um procedimento cirúrgico em que o médico não lavou as mãos e nem esterilizou os instrumentos? O que parece uma ideia descabida já foi prática comum mundo afora. Muitas pessoas padeceram até a comunidade científica perceber a forte conexão entre a esterilização do ambiente e o sucesso dos procedimentos.

Ar Comprimido

18/09/2018

Não é novidade a utilização do ar comprimido na indústria. Apesar de haver referência ao seu uso no Velho Testamento, somente em 1776, em uma fábrica inglesa, foi registrado o uso de um compressor para gerar a surpreendente pressão de 1 bar! Após a Revolução Industrial, passou a ser utilizado na produção em escala e, atualmente, desempenha um papel essencial em praticamente todos os ramos fabris. Além de ser uma opção de energia limpa e renovável, as empresas se beneficiam de seu uso como uma alternativa de redução de custos, já que pode complementar e, em alguns processos, até substituir a utilização da energia elétrica.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: