Notícias

» » Case: Fabricante De Máquinas Agrícolas Utiliza Clp Para Automatizar Sistema De Alimentação De Peixes

17/04/2018

Case: Fabricante de máquinas agrícolas utiliza CLP para automatizar sistema de alimentação de peixes

Fabricante de maquinário para a agroindústria, a Trevisan, localizada no oeste do Paraná, contou com a tecnologia da NOVUS para desenvolver o FEED, um sistema dosador automático de alimento para peixes, que calcula o volume de ração por sensores posicionados na válvula dosadora, possibilitando maior precisão e consequente economia para o cliente final.

 

Os desafios em automatizar um alimentador mecânico eram muitos: o sistema FEED deveria ser capaz de contar a quantidade de ração, registrar estes valores, exportar os registros de maneira segura e realizar o cadastro da quantidade de ração por açude. Além disso, a interface do programa devia ser amigável e didática, de maneira que qualquer pessoa pudesse utilizar o FEED, e o produto precisava ter tamanho reduzido, para ser operado de cima de um trator, de modo que um controlador lógico programável modular mais uma interface homem-máquina convencional teriam dimensões inadequadas.

 

Coube a NOVUS ajudar na especificação do produto que atendia a todas essas demandas em uma única solução: o CLP com IHM incorporado XL6, um controlador tudo-em-um. Os controladores lógico programáveis permitem uma programação de acordo com a necessidade da aplicação, ou seja, foi possível criar um programa responsável por gerenciar o status e acionamento de outros equipamentos periféricos utilizados para acionamento do alimentador, permitindo assim a contagem da quantidade de ração. Por ser equipado com a função datalogger, o XL6 também permitia registrar os valores de ração descarregada. Como o produto foi pensado para utilização em propriedades rurais onde nem sempre o sinal de wi-fi é o mais adequado, optou-se pela utilização de um cartão de memória ( uma vez que o XL possui um slot para MicroSD), ou então para um pen-drive (através da porta USB-Host ) para a exportação dos registros, que posteriormente podem ser importados na plataforma FEED, um servidor da própria Trevisan. O XL6 possui a função de receita, permitindo a que cada açude recebesse a quantidade de ração desejada.  Finalmente, o controlador tudo-em-um tem uma tela de 5,7” e alimentação 10 a 30Vdc, o que facilita sua instalação em qualquer veículo sem a necessidade de fonte externa.

 

Além do CLP com IHM incorporada, a NOVUS ofereceu um treinamento em XL, o que permitiu que a própria Trevisan conhecesse a ferramenta de programação, se apropriasse da tecnologia e desenvolvesse a lógica no CLP sem a necessidade da contratação de um integrador para isso.

 

Há quatro anos a NOVUS segue fornecendo a mesma solução XL à Trevisan, cujos clientes que adotaram o sistema FEED chegaram a ter uma economia de aproximadamente trinta mil quilos de ração por ano.

Mais notícias

Conheça melhor o DigiGate Profibus

23/05/2018

Trata-se de uma solução com o melhor custo-benefício do mercado para buscar dados de chão de fábrica, geralmente utilizados por instrumentos em redes Modbus, para o nível de controle em Profibus DP.

NOVUS estará em missão empresarial no México

18/05/2018

Evento organizado pela Apex ocorre na Cidade do México e em Monterrey

NOVUS estará mais uma vez na feira Hospitalar

04/05/2018

A NOVUS estará presente na feira Hospitalar, que ocorre entre os dias 22 e 25 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.

A NOVUS tem o registrador de temperatura ideal para cada caso

25/04/2018

Os data loggers portáteis da linha TagTemp foram desenvolvidos para acompanhar produtos sensíveis à temperatura durante seu transporte e armazenagem, registrando continuamente a temperatura e sinalizando qualquer alteração. Disponíveis em modelos com sensor externo ou interno, com diferentes tipos de alimentação e pensados para todas as aplicações.

Vêm aí os novos modelos do LogBox Connect

18/04/2018

Desenvolvidos a partir de uma necessidade crescente de interfaces de comunicação sem fio engajadas em IoT e oferecendo aquisição de dados de maneira descomplicada, as novas versões do LogBox Connect apresentam canais analógicos que aceitam conexão direta de sensores de temperatura tipo termopar ou Pt100 e sensores para quaisquer outras grandezas com sinais em corrente ou tensão.