Notícias

Home » Notícias » Case: Hospital de Clínicas Investe em Automação e Benefícios Vão Muito Além da Economia Financeira

18/12/2018

Case: Hospital de Clínicas investe em automação e benefícios vão muito além da economia financeira


Vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre é um polo de produção e disseminação de conhecimentos e de inovação, sendo reconhecida no cenário científico nacional e internacional. Tendo como um de seus principais compromissos a manutenção de padrões internacionais de qualidade e segurança e buscando também maior eficiência, produtividade e conforto nas instalações hospitalares, o Clínicas automatizou suas instalações, desde a otimização da caldeira e instalações elétricas até o controle de temperatura em ambientes de armazenamento de hemoderivados e medicamentos.

Um dos mais importantes hospitais do sul do país, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre é uma instituição pública e universitária que atende cerca de 60 diferentes especialidades, contando com 661 leitos de internação e 67 de tratamento intensivo. Ocupando uma área de 182 mil metros quadrados, o Clínicas -  como é conhecido pelos porto-alegrenses - também possui unidades de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, consultórios ambulatoriais consultórios ambulatoriais, farmácia, entre outros locais para atendimento.  Até 2019, dois prédios anexos devem ser finalizados, ampliando a estrutura em 70%.

Vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o HCPA é um polo de  produção e disseminação de conhecimentos e de inovação, sendo reconhecida no cenário científico nacional e internacional.  Atualmente, a instituição conta com mais de seis mil funcionários, 352 professores e 560 médicos residentes. Tendo como um de seus principais compromissos a manutenção de padrões internacionais de qualidade e segurança e buscando também maior eficiência, produtividade e conforto nas instalações hospitalares, o Clínicas automatizou suas instalações, desde a otimização da caldeira e instalações elétricas  até o controle de temperatura em ambientes de armazenamento de hemoderivados e medicamentos. 

Por se tratar de um órgão público, a empresa responsável pela implantação do sistema foi escolhida através de licitação, e foi assim que se iniciou a parceria entre a NOVUS Produtos Eletrônicos e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.  Vale salientar a atuação da JMD Produtos Eletrônicos na elaboração e encaminhamento deste projeto – a JMD é representante exclusiva da NOVUS no Rio Grande do Sul.

Com este projeto foi possível não apenas economizar energia e melhorar o desempenho dos processos do hospital, mas monitorar os equipamentos e registros de grandezas diversas de forma segura e confiável.

Através da solução implantada, é possível realizar o controle remoto e em tempo real de toda a parte elétrica do Hospital de Clínicas, tais como geradores, transformadores, disjuntores e relés inteligentes. Consegue-se, ainda, monitorar as caldeiras e a temperatura da água utilizada na hotelaria, lavanderia, banheiros e demais dependências – o módulo para aquisição de dados FieldLogger ajuda a encontrar falhas nessa estrutura, evitando danos maiores. Além disso, foi instalado um sistema para registrar o volume nos reservatórios e caixas d’água e controlar as bombas através de CLPs, o que garantirá balanceamento e maior vida útil destes equipamentos. Outro setor que foi automatizado foi a lavanderia, onde se otimizou a eficiência das lavadoras, levando-se em conta a umidade das peças lavadas, para término de processo e não apenas tempo.

Entretanto, é no que tange a cadeia do frio que os benefícios da automatização do Hospital de Clínicas são mais importantes. Controlar e monitorar a temperatura de freezers e geladeiras que armazenam medicamentos, hemoderivados, órgãos e peles, assim como de laboratórios, é fundamental e garante o cumprimento as normas dos órgãos de fiscalização de saúde.

Data loggers podem garantir que a temperatura durante a armazenagem não prejudique o estoque, e indicadores e controladores de temperatura, como N1500, N1200 e N322, podem ser utilizados para um controle preciso e já informando seus valores medidos para o supervisório, via comunicação serial.

Sistemas que permitam um registro e monitoramento adequado, como o FieldLogger, e uma supervisão com software de supervisão da ELIPSE – utilizado nesta aplicação -  possuem alarmes, imprescindíveis em um processo onde qualquer alteração pode afetar de forma irreversível o material sensível.  A aquisição de dados através do FieldLogger também auxilia no controle de estoque e consequentemente, na diminuição de gastos. O sistema instalado no Hospital de Clínicas já foi capaz de detectar falhas ocasionadas pela falta de energia ou pane em geladeira e o acesso rápido à informação através do software supervisório permitiu que mais de R$ 150.000 em medicamentos fossem salvos. Em outra ocasião, conseguiu-se evitar danos em material de cinco anos de pesquisa com peles.

Uma necessidade que deve ser destacada para este tipo de aplicação é o serviço de calibração RBC de todas as variáveis envolvidas neste processo. A NOVUS fornece cerificado RBC para toda a cadeia do frio, através de seu laboratório próprio.

Os avanços em tecnologia caminham lado a lado com os avanços na área da saúde, e é um natural que cada vez mais instituições como o Hospital de Clínicas busquem soluções em automação. Mais do que otimizar processos e gerar economia de recursos materiais, o uso da tecnologia na saúde serve para evitar falhas que comprometam o bem mais precioso que temos, a vida das pessoas.

Compartilhar:

Mais notícias

20/03/2024

Dispositivos conectados em Hannover

Use o código para entrada gratuita

20/02/2024

Dos nossos especialistas para o mundo

Desenvolva suas habilidades com a equipe técnica da NOVUS

30/01/2024

Tecnologia para o setor de energia na Distributech 2024, nos Estados Unidos

A NOVUS Automation é um participante importante da Distributech 2024.

21/12/2023

A NOVUS é investidora estratégica da Sensify

A NOVUS tem o orgulho de anunciar que investiu na startup Sensify, que acaba de fechar rodada de captação de recursos com investidores estratégicos.

14/11/2023

Programe-se: prazos para 2023 e férias coletivas da NOVUS

Veja as datas limite para pedidos e período de férias

Assine nossa newsletter
Fique por dentro do acontece na NOVUS!