Laboratório de Metrologia

Home » Serviços » Laboratório de Metrologia

Em qualquer lugar,
a calibração correta
do seu equipamento!

Somos acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) e entendemos o que os nossos clientes precisam, por isso, adequamos os serviços às suas necessidades de prazos, processos e aplicações, atuando tanto em nosso laboratório e nas instalações dos clientes, onde você desejar.

  • Transparência

  • Confiabilidade

  • Foco no Resultado

  • Valorização das Pessoas


    

SERVIÇOS EXECUTADOS NAS GRANDEZAS


  

ELETRICIDADE E MAGNETISMO

ELETRICIDADE E MAGNETISMO

Pressão

Pressão

Barômetro (com conexão de pressão)

Manômetros

Transmissores de pressão

Veja a tabela completa de Pressão no site do INMETRO
TEMPERATURA E UMIDADE

TEMPERATURA E UMIDADE

Termômetros

Câmaras Térmicas

Banhos

Sensores de Temperatura

Câmaras Climáticas

Termohigrômetros

Transmissores de Temperatura e Umidade Relativa

Veja a tabela completa de TEMPERATURA E UMIDADE no site do INMETRO
Físico - Química

Físico - Química

*Tempo e Frequência

*Tempo e Frequência

Cronômetros

Temporizadores

Tacômetros

Serviço Rastreado
*Massa

*Massa

Balanças Digitais

Balanças Analíticas

Balanças Semi-analíticas

Serviço Rastreado
  • Conheça nosso Laboratório de Metrologia | Português

  • Conheça nosso Laboratório de Metrologia | Português

  • Conheça nosso processo de Calibração de Temperatura - Laboratório de Metrologia NOVUS | Português

  • Calibração de umidade relativa | Laboratório de metrologia NOVUS

Rua Engenheiro Homero Carlos Simon, 737 - Guajuviras CEP: 92.442-000 - Canoas/RS - Brasil

Perguntas Frequêntes

+ O que é calibração RBC?

A calibração RBC, ou “Acreditada”, é aquela que é reconhecida pelo CGCRE/INMETRO, além de outros órgãos internacionais. A sigla RBC significa “Rede Brasileira de Calibração”, cujo selo certifica que a calibração foi realizada em um dos laboratórios que integram essa rede.

+ O que é o certificado de calibração RBC?

O Certificado de Calibração é um documento, originado a partir da atividade de Calibração, emitido por um Laboratório de Calibração que tenha seus processos adequados a norma NBR ISO/IEC 17025 e que possua padrões de referência rastreados a organismos nacionais (INMETRO/RBC) ou internacionais.

+ O que é calibração rastreada?

Diferentemente dos laboratórios acreditados, os rastreados têm seus métodos próprios, nem sempre normalizados, e não passam por auditorias e avaliações da CGCRE. Por isso, eles não fazem parte da RBC.

+ O que é calibração ‘em campo’?

A calibração em campo é quando o técnico se desloca até as instalações do cliente, levando consigo os padrões e equipamentos necessários para realizar os serviços de acordo com os procedimentos documentados. Sem dúvida, esta modalidade proporciona muita comodidade ao cliente, além do equipamento já estar disponível para voltar a produzir, logo após a calibração.

+ O que é calibração direta?

Calibração Direta, o padrão é composto por uma ou um conjunto de medidas materializadas, é aplicado diretamente no sistema de medição a calibrar. A medida materializada deve ter a incertezas definidas e suficientemente menor que a incerteza do instrumento a calibrar.

+ Por que calibrar equipamentos de medição?

A forma usual de caracterizar o desempenho metrológico de um instrumento de medição é pelo procedimento denominado calibração. Através da calibração, é possível verificar de maneira efetiva como os valores indicados pelo instrumento de medição se relacionam com o valor do mensurando.

+ Qual a periodicidade de calibração de equipamentos?

Em geral, adota-se o padrão de calibrar anualmente, mas esse período pode ser maior ou menor de acordo com o uso do aparelho ou o grau de criticidade do processo ao qual este equipamento está associado.

+ Como podemos prolongar a vida de nossos instrumentos de medição e manter a confiabilidade em nossos processos em relação aos resultados obtidos?

A realização de calibrações periódicas ajuda a não somente prolongar a vida útil, mas também a obter melhor resultados na utilização dentro do processo, além de atender as normas vigentes no mercado.

+ Qual a diferença entre calibração e aferição?

O termo aferição não é mais utilizado pois não faz parte do vocabulário internacional de metrologia (VIM). Mas ambas as palavras descrevem a mesma coisa.

+ Calibração é a mesma coisa que ajuste?

Não, a calibração é a comparação de valores entre o equipamento sob teste e um padrão de referência, para identificação de desvio (erro) e incertezas de medição associadas a este erro.
Já o ajuste é a um conjunto de operações mecânicas ou de configuração que buscam eliminar ou diminuir o erro. O ajuste só pode ser realizado em equipamentos que possuam tal possibilidade e não elimina a possibilidade de ocorrerem desvios de medição mesmo depois do processo realizado.