Notícias

Home » Notícias » Novus Completa 40 Anos

13/05/2022

NOVUS completa 40 anos


Empresa fundada em 13 de maio de 1982 segue inovando com paixão e tecnologia após quatro décadas

Idealizada nos corredores do departamento de Física da UFRGS, a fabricante de dispositivos eletrônicos NOVUS nasceu em 1982 como E.C.I. (Equipamentos Científicos e Industriais) e seus primeiros produtos foram desenvolvidos nas horas vagas dos fundadores, Miguel Fachin e Sérgio Zimmerman. A empresa, que celebra 40 anos em maio, teve desde sua fundação um compromisso com desenvolvimento de tecnologias e atualmente exporta produtos para mais de 60 países. Para valorizar ainda mais esta história, em fevereiro deste ano a NOVUS foi finalista do Prêmio Nacional de Inovação.


Muito similar às big techs como Google, Microsoft e Apple, a organização teve como primeira sede uma garagem no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O espaço reduzido não permitia que os três primeiros empreendedores, os fundadores e Aderbal Lima, que viria a se tornar sócio logo em seguida, trabalhassem simultaneamente no local.


No primeiro ano de atuação, através de um anúncio nos classificados, a empresa conseguiu seu primeiro cliente, fiel até hoje. Fabricante de fornos, a Irmãos Sanchis foi a primeira empresa a vender um equipamento com um controlador de temperatura NOVUS. Na época, ainda com a marca E.C.I. Poucos meses depois, Lima abriu caminho para o primeiro cliente a comprar grandes volumes, a Springer-Carrier, hoje Midea.

 


Lima, que hoje faz parte do conselho administrativo junto com Fachin, liderou a mudança do nome de E.C.I para NOVUS. Além de deixar a sigla de lado, os planos de expansão global exigiam uma marca com nome fácil de pronunciar em diferentes idiomas. Hoje a empresa atende o mercado internacional com suas unidades no exterior e centenas de distribuidores.


Depois de quatro endereços na capital gaúcha, em 2018 a NOVUS mudou-se para o Parque Canoas de Inovação, na região metropolitana de Porto Alegre. O prédio próprio teve seus espaços projetados para atender as demandas específicas de cada área da empresa. A produção, inclusive, foi ampliada mais uma vez em 2021 e, como resultado, a NOVUS teve sua capacidade produtiva triplicada.


Força exportadora e inovação


Com operações próprias na Argentina, nos Estados Unidos e na Itália e uma rede de distribuição que leva seus produtos para mais de 60 países, atualmente a NOVUS exporta 50% de sua produção. Entre os principais mercados destacam-se os Estados Unidos, Argentina, França, Reino Unido, Índia e Austrália.
O empenho no desenvolvimento de tecnologias próprias e a boa percepção da marca frente aos demais atuantes no mercado de dispositivos eletrônicos são pontos fortes, tanto no cenário nacional quanto no exterior. Desde a fundação, a inovação impulsiona os negócios da organização.

Tecnologia é outro importante componente dentre os pilares de atuação da empresa. Tecnologias emergentes de conectividade, Internet das Coisas, Indústria 4.0 e Inteligência Artificial pautam a estratégia de desenvolvimento de produtos e busca por parcerias e investimentos em inovação.


Em 2019, após um ano de implementação da planta fabril no novo endereço e de uso, no mesmo período, de um inédito dispositivo na própria produção, a fabricante de eletrônicos conseguiu ampliar em 10% seu OEE. Overall Equipment Efficiency (Eficácia Geral de Equipamentos) é um forte indicador de qualidade, produtividade e eficiência nos processos industriais.


Simultaneamente, o mesmo dispositivo desenvolvido e produzido pela empresa, é responsável por garantir a eficiência do processo tanto da NOVUS quanto em centenas de outras plantas de manufatura de seus clientes em 15 países.


O desafio de desenvolver e lançar um conceito inédito no mercado


A celebração de quatro décadas de desenvolvimentos voltados para a tecnologia em automação também culminou com o lançamento de um dos projetos mais ousados e inovadores da NOVUS: o controlador modular N20K48. Com micromódulos intercambiáveis, o dispositivo atende milhares de aplicações e é apenas o primeiro de uma nova linha de equipamentos eletrônicos customizáveis. Além de ser o primeiro controlador modular no cenário global, o dispositivo também é o único com conexão Bluetooth nativa e a patenteada tecnologia de reconhecimento rápido dos módulos, batizada como ClickNGo.


Inovação que ganhou a atenção no mercado de eletrônicos, o controlador modular é um projeto que exigiu quase três anos de desenvolvimento pelos times de engenharia da NOVUS. Assim como a base, cada módulo contém microprocessadores em um invólucro mecanicamente seguro, robusto e confiável para suportar até os ambientes industriais mais agressivos.


Para Marcos Dillenburg, CEO da NOVUS, o produto é o começo de uma estratégia de modularidade para os produtos da empresa. “Vislumbramos muito módulos, que vão permitir infinitas combinações. Uma empresa tradicional, com 40 anos, não está lançando apenas uma inovação, mas um novo conceito de produtos.”


Inovação Aberta


Em 2020, a NOVUS colocou em prática seus planos de inovação aberta, tendo participado ativamente de redes de inovação com startups e realizado um hackaton para implementação de soluções inovadoras em seu processo industrial. No mesmo ano, investiu na startup Vanellus Rad, que desenvolve uma solução inovadora, utilizando conceitos de IoT para o monitoramento dos níveis de exposição de profissionais da saúde à radiação.


Em 2021 a NOVUS investiu na startup Hedro, que desenvolve sensores IoT para monitoramento de condições operacionais de máquinas, como vibração, velocidade, aceleração, inclinação e temperatura, em total alinhamento com os conceitos da Indústria 4.0.

 

 

 

Em abril de 2022, a empresa inaugurou uma exposição histórica para iniciar o calendário de comemorações

Compartilhar:

Mais notícias

12/04/2022

NOVUS lança controlador modular inédito no mercado mundial

Adaptável, o mesmo dispositivo pode atender uma infinidade de possibilidades e permite escalabilidade

08/04/2022

Encontro Técnico Comercial traz inovação e muita troca de conhecimentos

Participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências para o desenvolvimento coletivo.

09/03/2022

Diretores da NOVUS participaram da cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Inovação

A empresa foi vencedora do PNI em 2011 e chegou à fase final nesta edição

03/03/2022

No ano em que completa 40 anos, NOVUS tem sua capacidade de inovação reconhecida

21/02/2022

Feriado de Carnaval

Saiba como funcionará o expediente da matriz e filiais brasileiras no período de Carnaval.

Assine nossa newsletter
Fique por dentro do acontece na NOVUS!