Casos de Sucesso

Home » Notícias » Casos de Sucesso

19/05/2017

Garantia de segurança em laboratório de indústria química

 

Área de atividade do cliente

Indústria química/petroquímica

 

Problemas que a empresa enfrentava

Laboratório de produção, no qual são manipulados gases, dentre eles o fenol, contava com sistema de refrigeração sem controle preciso de temperatura e umidade. Ou seja, não era possível controlar a temperatura dos ambientes e o sistema de refrigeração não possuía ação de segurança.
No caso de vazamento de gás, a propagação seria de forma muito rápida e praticamente sem controle, o que poderia acarretar em sérios prejuízos ao processo, além de ser letal aos operadores.  

 

Soluções da NOVUS

A NOVUS instalou transmissores para controlar a temperatura e a umidade dentro do local, sensores do tipo PT100 para instalação nos dutos de ar e controlador programável com IHM incorporada + módulos de expansão (SmartRail e Smartstix). Além de sugerir a instalação de dispositivos de mercado, como banco de resistência para os dutos, válvulas servo-operadas e detectores de gases, também foi apresentada a lógica de funcionamento para a solução apresentada.

CONTROLE DE TEMPERATURA:
As válvulas servo-operadas (água gelada) devem atuar simultaneamente em Fancoils, para proporcionalmente controlar as temperaturas de cada ambiente. Os Dampers de cada duto devem atuar separadamente, de forma a controlar as temperaturas setadas desses ambientes.

CONTROLE DE SEGURANÇA
Em função da leitura média dos RHTs, as resistências elétricas de cada Fancoil devem ser acionadas da seguinte forma:
A umidade ideal de operação do laboratório é de 55%. Um banco de resistência deve permanecer sempre acionado. Caso a umidade ultrapasse o valor ideal, o segundo banco de resistência deve ser acionado. Caso este conjunto de resistências não consiga voltar ao valor adequado, então um terceiro banco deve ser acionado. O desligamento dos mesmos deve acontecer ao ser atingida a umidade desejada.

Controle de segurança na temperatura/umidade: No caso de pane e não desligamento automático dos sensores PT-100 instalados em cada Fancoil, um sensor de temperatura deverá desligar os bancos de resistências elétricas.

Controle de segurança no vazamento de gases: Os sensores de gases, em caso de detecção de vazamento de algum gás, devem (via PLC-XL4) fechar totalmente o Damper principal de entrada de ar, abrir totalmente o Damper de recirculação/saída de ar e abrir 100% os Dampers secundários.
Após o vazamento ser sanado e os alarmes serem reconhecidos por um usuário, o sistema voltará a operar normalmente.

 

Produtos aplicados

- Sensor PT100;
- Transmissor de Temperatura/Umidades RHT-WM-485-LCD;
- Condicionador de Sinal DigiRail-2A;
- CLP+IHM XL4;
- Expansão de Saídas Digitais (SMARTRAIL);
- Expansão de Entradas Digitais (SMARTRAIL);
- Expansão de Entradas Analógicas (SMARTRAIL);
- Expansão de Saída Analógicas (SMARTRAIL);
- Fonte de Alimentação (FONTE TRILHO DIN).

 

Resultados da empresa após a aplicação

- Redução de 30% no consumo de energia;
- Garantia do controle da temperatura e umidade, precisão e velocidade no processamento das informações pela praticidade de operação;
- Segurança e confiabilidade com a certeza de que caso ocorra vazamento de gases, não haverá maiores danos aos colaboradores nem ao processo.

 

Aplicações

  • Aquisição de dados na produção de petróleo

  • Automação Integrada da Produção Química

  • Controle de Processos na Indústria Química

  • Controle de temperatura e umidade em salas limpas

Compartilhar: