Notas Técnicas

Home » Notícias » Notas Técnicas » Reduzindo Custos em Aplicações Industriais

14/09/2011

Reduzindo custos em aplicações industriais


Com o custo cada vez mais alto do tratamento de água, torna-se necessário um maior controle das ocasionais perdas devido a vazamentos. Muitas vezes, pode levar dias ou até meses até o vazamento ser descoberto. Para ter uma significativa redução neste tipo de problema torna-se nece...

Com o custo cada vez mais alto do tratamento de água, torna-se necessário um maior controle das ocasionais perdas devido a vazamentos. Muitas vezes, pode levar dias ou até meses até o vazamento ser descoberto.

Para ter uma significativa redução neste tipo de problema torna-se necessário utilizar técnicas para detectar o problema em um curto intervalo de tempo. Uma maneira de encontrar problemas na tubulação é utilizar o LogBox-DA, que possui um canal digital que mede os pulsos gerados pelo medidor de vazão e também um canal analógico que pode ser configurado para receber o sinal em corrente 4-20mA, provenientes de um transmissor de pressão. Medindo a vazão e a pressão de uma tubulação, pode-se levantar o comportamento padrão e detectar um aumento da vazão e/ou uma redução da pressão quando ocorrer um vazamento.

Com o software LogChart II é possível fazer toda a configuração do LogBox-DA, assim como fazer a coleta, visualização e documentação dos dados coletados. No software LogChart II a unidade de medida da vazão é configurável entre as seguintes unidades: m3/hora, m3/minuto, m3/segundo, L/hora, L/minuto, L/segundo. Para obter o valor da vazão em uma destas unidades precisa ser aplicado um fator de escala, este fator é uma relação do intervalo escolhido de medição, da unidade de medida e do fator do medidor. O fator de escala é fundamental para obter o valor correto da vazão na unidade selecionada, mas o usuário não precisa preocupar-se com isso, o calculo do fator é feito pelo LogChart II e para isso basta informar o intervalo de aquisição, a unidade de medida da vazão e o fator do medidor.

O fator do medidor é a relação de pulsos digitais produzidos em função da passagem do líquido e este varia conforme o instrumento utilizado. Este fator do medidor é informado pelo fabricante do medidor e é fornecido em litros por pulso.

Também é possível com o LogBox-DA, reduzir o consumo de corrente do medidor de pressão fazendo o acionamento automático da alimentação somente no momento de fazer a medição.

Com o software LogChart II é possível documentar o processo onde foram feitas as medições e para isso possui várias possibilidades, onde podemos destacar:  colocar comentários diretamente sobre o gráfico atrelado a pontos de medida, colocar comentários do processo junto com as informações da coleta e também exportar estes dados para vários formatos.

Para maiores informações sobre o LogBox-DA e o Software LogChart II, clique aqui.

Produtos Relacionados

Compartilhar:

Mais notícias

20/03/2024

Dispositivos conectados em Hannover

Use o código para entrada gratuita

20/02/2024

Dos nossos especialistas para o mundo

Desenvolva suas habilidades com a equipe técnica da NOVUS

30/01/2024

Tecnologia para o setor de energia na Distributech 2024, nos Estados Unidos

A NOVUS Automation é um participante importante da Distributech 2024.

21/12/2023

A NOVUS é investidora estratégica da Sensify

A NOVUS tem o orgulho de anunciar que investiu na startup Sensify, que acaba de fechar rodada de captação de recursos com investidores estratégicos.

14/11/2023

Programe-se: prazos para 2023 e férias coletivas da NOVUS

Veja as datas limite para pedidos e período de férias

Assine nossa newsletter
Fique por dentro do acontece na NOVUS!