Casos de Sucesso

Home » Notícias » Casos de Sucesso

05/05/2017

Acionamento inteligente da iluminação

 

Área de atividade do cliente

Shopping Center

 

Problemas que a empresa enfrentava

Shopping center da cidade de Caxias do Sul/RS recebeu recursos de um projeto, realizado em conjunto a uma distribuidora de energia, para racionalizar o consumo de energia no local. Inicialmente, o projeto contemplava apenas a troca por lâmpadas mais econômicas e eficientes. Durante reunião para realizar a especificação para automação das utilidades do shopping, constatou-se que também se encaixaria neste projeto a automação do controle da iluminação.
Os circuitos de iluminação estão distribuídos por toda a área do shopping e o desafio seria interligá-los para a realização da automação.

 

Soluções da NOVUS

A solução adotada para a automação foi de um controle distribuído. Cada circuito de iluminação teria o seu quadro de controle, que estaria ligado ao de controle central e este a um software supervisório. Desta forma, toda a iluminação do shopping tem um controle automático por horário para ligar e desligar, estimativa de consumo de energia, facilidade de manutenção e independência da ação de um funcionário para a operação da iluminação.

 

Produtos aplicados

Os produtos aplicados no projetos foram:
- CLP com IHM incorporada XL4 HE-XC1E6 (controle central),
- CLP DVP-14SS211R e DVP-16SP11R (E/S remotas),
- AirGate-Modbus.

O AirGate-Modbus é o destaque nesta aplicação por ter resolvido o maior desafio, que era a interligação dos oito quadros de distribuição. Como não havia uma rede Ethernet pronta e a distância limite de uma rede RS485 cabeada seria facilmente ultrapassada, com sete AirGates-Modbus foi possível cobrir toda a área.

 

Resultados da empresa após a aplicação

Com a inclusão da automação, foi possível atingir e superar as metas do projeto de racionalização do consumo de energia e abrir o caminho para a automação de outras áreas das utilidades do shopping, como registro e rateio de energia e controle e registro da temperatura.

 

Aplicações

  • Acionamento inteligente da iluminação

  • Centros logísticos farmacêuticos

  • Controle de Casa de Bombas – Sistemas de Fornecime...

  • Monitoração de utilidades

Produtos Relacionados

Compartilhar: